segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Preparação para a gravidez

Para hoje pensei nas minhas queridas amigas que querem cia para a Maria Fernanda.
Preparar a nossa vida para uma gestação pode parecer fácil, mas para algumas pessoas é algo muito difícil.
Separei 10 fatores indispensáveis para as futuras mamães, lembrando que nada melhor que uma boa consulta com seu médico para esclarecer e determinar os quesitos necessários para você.
 - Chegue ao seu peso ideal - Estudos mostram que mulheres muito magras ou acima do peso, com índice de massa corporal (IMC) abaixo de 20 ou acima de 30, têm mais dificuldade para engravidar.
- Comece um programa de exercícios regulares – Exercício na gravidez faz muito bem, mas o ideal é que a mulher já esteja fazendo atividade física antes de engravidar, porque é só continuar a fazer os exercícios a que já está acostumada, sempre seguindo as orientações de seu médico.
- Antecipe exames médicos, como raio X - Quando marcar qualquer exame que envolva radiação, incluindo procedimento dentário, solicite primeiramente um teste de gravidez. Exames que envolvem radiação incluem raios X, tomografia computadorizada e ressonância magnética.
- Atualize vacinas, como MMR (sarampo, caxumba, rubéola) - É possível prevenir malformações e até aborto espontâneo, em alguns casos, com a vacinação. O exame de sangue detectará se você precisa ser vacinada contra a rubéola.
- Pondere como a gravidez se encaixará em seus futuros planos - Ter um filho é compromisso para a vida toda. Antes de pôr a mão na massa e fazer seu bebezinho, faça algumas perguntas a você mesma.
- Se você fuma, pare agora - Há inúmeras provas científicas de que o tabagismo, o consumo de drogas e bebidas alcoólicas fazem mal tanto para o bebê quanto para a mãe, por isso o ideal é eliminar o hábito antes de engravidar.
- Informe-se sobre seu plano de saúde ou pré-natal público - A maioria dos planos de saúde tem dez meses de carência para gravidez, mesmo se apenas para mudança de categoria. Por isso, se você tem convênio ou plano de saúde, informe-se para ver quais hospitais, médicos e exames o plano cobre e se há reembolso. Se quiser mudar de categoria, terá de fazer isso antes de engravidar.
- Vá ao dentista - Há cada vez mais provas de que doenças na boca podem afetar a gravidez, fazendo o bebê nascer prematuro, por exemplo. As mudanças hormonais que acontecem durante a gestação deixam a mulher mais suscetível a problemas na gengiva.
- Comece a tomar ácido fólico - Mesmo que você ainda não tenha ido ao ginecologista para dar a notícia de que quer engravidar e fazer os exames necessários, já pode ir tomando o ácido fólico, que é vendido sem receita médica nas farmácias ou fornecido gratuitamente em postos de saúde.
- Marque uma consulta com seu ginecologista - Verifique quando foi o último exame de papanicolau. Durante a gravidez não se costuma fazer o exame de papanicolau -- ele só volta a ser realizado seis meses depois do nascimento do bebê. Por isso vale a pena fazer antes de engravidar. Aproveite para falar qualquer outra preocupação que possa ter. Caso tome algum medicamento regularmente, veja se é preciso mudar a dose ou o tipo de remédio. Não deixe de mencionar outros tratamentos que esteja fazendo. Não é seguro, por exemplo, tomar drogas antiacne fortes durante a gravidez. Determinados remédios aparentemente inofensivos também não são recomendados, portanto você precisará saber quais são eles para evitar tomar quando estiver tentando -- afinal, você pode já estar grávida sem saber. Talvez o ginecologista prefira que você se consulte também com outro especialista para ajustar medicamentos ou esclarecer dúvidas.

Pronto, chegou a decisão final?? Agora é só apimentar a relação e deixar a natureza falar mais alto, que tal uma viagem a dois no seu período fértil??? Rsrsrss
Boa semana e boa sorte para futuros pais!!!
Beijosss

Fonte: http://brasil.babycenter.com/preconception/planejando/20-passos/ 
           Curtis, Glade B.; Schuler, Judith Sua gravidez semana a semana. 4.ed. São Paulo: Matins Fontes, 2007

Nenhum comentário:

Postar um comentário